O seguro de vida empresarial possui o objetivo de proteger o capital humano da organização: seus colaboradores, sendo um dos principais benefícios oferecidos pelas empresas atualmente.
Para um colaborador se sentir satisfeito em seu ambiente de trabalho, é necessário que ele se sinta bem e seguro. Para isso, é preciso que o local seja confortável, agradável e propício para a execução de suas tarefas. Entretanto, mais do que oferecer um ambiente favorável, é fundamental que o trabalhador também se sinta amparado pela empresa.
Vantagens dessa modalidade
Existem muitas vantagens em contratar o Seguro de Vida Empresarial que auxilia tanto a empresa quanto os colaboradores. Ele fornece uma maior tranquilidade e confiança aos funcionários e aos familiares. Além disso, proporciona sossego por diversos motivos, como:
A adesão de um seguro residencial trás uma ampla gama de vantagens para o segurado, entre eles incluem-se:
- Pode ser considerado um fator motivacional muito forte para os colaboradores e seus familiares, que podem usufruir de um benefício social;
- Auxilia na retenção de funcionários e na menor rotatividade, o que influencia na qualidade do serviço e na redução de gastos com demissões e novas contratações;
- Antecipa e previne problemas, reduzindo custos financeiros para a empresa;
- É um benefício diferencial para a empresa se manter à frente de suas concorrentes no mercado de trabalho;
- Garante vantagens fiscais para o pagamento do imposto de renda da corporação.
Coberturas do Seguro de Vida empresarial
É possível contratar uma cobertura básica para casos de morte, invalidez por doença ou acidente, ou outros que cubram doenças graves ou despesas médicas, diárias por internação hospitalar ou por incapacidade, entre outros. Um pacote completo oferecido pelas seguradoras normalmente inclui:
Prêmio em vida adiantado: em situações que o colaborador desenvolva doenças crônicas ou terminais, é possível antecipar o valor da indenização ainda em vida. Incapacidade temporária por acidente: quando o colaborador sofre algum acidente e fica afastado do trabalho temporariamente, poderá receber uma renda diária.
Assistência emergencial: essencial para colaboradores que realizam viagem nacional ou internacional a trabalho. Despesas médico-odontológicas: podem ser utilizadas em casos de acidentes com o segurado.
Assistência funeral: esse serviço auxilia a família do colaborador com as questões burocráticas e custos do funeral em caso de falecimento
Todos os colaboradores recebem o Seguro de Vida Empresarial?
Esta é uma decisão essencial para se planejar os detalhes do benefício. Algumas seguradoras não cobrem grupos pequenos, como menores de dez pessoas, mas também oferecem melhores formas de pagamento conforme o número de colaboradores cobertos no seguro de vida empresarial aumenta.
Além da questão financeira, o RH deve considerar fatores como gênero, média de idade dos colaboradores, salários e ocupações para se tomar a decisão.
Diferenças entre o Seguro de Vida Empresarial e o Individual
A principal diferença entre o Seguro de Vida Empresarial e o Individual para funcionários é a forma com que ele é contratado.
Quando o serviço é individual, há a possibilidade de cobrir qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos. Nesse caso, as questões de pagamento, vigência e serviços oferecidos são escolhidos exclusivamente pelo segurado.
Já os pacotes coletivos são contratados por uma empresa para serem oferecidos a seus funcionários. Nessa situação, quem fica responsável por determinar os serviços do contrato, incluindo pagamento, vigência e situações cobertas é a própria empresa.