Adquirir um carro é algo incrível, finalmente ter a independência de ir e voltar a hora que quiser sem pensar nos horários do transporte público, mas todos te disseram que é necessário um seguro auto e você pensa ‘Mas o que eu ganho ao contratar o seguro auto?’. 

Nem sempre nos damos conta, mas a verdade é que, no dia a dia, somos constantemente expostos a uma série de riscos. No que se refere ao trânsito, infelizmente, todos estão sujeitos a passar por acidentes. É claro que ninguém gosta de pensar nesse assunto, mas é preciso encarar a realidade, considerando que esses imprevistos podem gerar desde despesas com oficina e peças para o carro até atendimentos hospitalares.

Ciente de tudo isso, procure se perguntar sobre quais dessas situações você seria capaz de suportar. Que custos você poderia assumir no caso de um incidente acontecer? Quais são os riscos a que você e seus passageiros estão expostos? Justamente aí entram os maiores benefícios de um seguro auto.

 

Seu carro é o seu patrimônio

Foi uma verdadeira conquista obter o seu veículo, afinal não é um bem de fácil aquisição é necessário tempo, economia e disposição para achar o carro perfeito para você e suas necessidades.

Sabemos que não dá para andar com ele por aí sem expô-lo aos perigos por isso é necessário um seguro auto.

A prevenção é o caminho

Imagina quantas coisas podem acontecer apenas retirando o seu carro da sua garagem, se você estaciona na rua o problema já pode acontecer ali. Alguns exemplos:

  • Acidentes do dia a dia;
  • Roubo e furto;
  • Falha mecânica;
  • Danos de terceiros;
  • Incêndios e eventos naturais;
  • Danos corporais;
  • Danos a seu veículo;

Danos ao carro

Seja em relação a um veículo novo ou para carros usados, o primeiro objetivo de um seguro auto é proteger o próprio automóvel. Normalmente, os seguros contam com 2 opções: uma cobertura básica, que cobre incêndio, roubo ou furto, garantindo a indenização nesses casos, e uma cobertura mais completa, que também inclui cobertura para o caso de colisão.

 

Danos ao motorista e passageiros

Se o incidente causou ferimentos no motorista ou nos demais ocupantes do veículo, as coberturas de Acidentes Pessoais por Passageiro (APP) são responsáveis por garantir a indenização. Você pode contratar esse tipo de cobertura para despesas médico-hospitalares, invalidez permanente e morte — decorrentes exclusivamente de acidentes.

 

Danos a terceiros

As coberturas de danos a terceiros são conhecidas como Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) e cobrem danos materiais, morais e corporais causados a outras pessoas envolvidas em um acidente, desde que esse acidente tenha sido causado pelo condutor do automóvel coberto pelo seguro auto.

Nesse caso, se você tiver que pagar indenizações por conta de um acidente, a seguradora arcará com as despesas até o valor contratado — incluindo até gastos com advogados e processos judiciais. Mas fique atento: não são considerados terceiros aquelas pessoas ligadas a você de alguma forma. Além disso, se você estiver dirigindo o carro de outra pessoa, o incidente também não será coberto pelo seguro auto.

Coberturas adicionais

Além das coberturas que já citamos, com um bom seguro auto você ainda pode contratar outros serviços adicionais, garantindo assim indenização para: vidros quebrados (para-brisa, retrovisores, faróis e lanternas), equipamentos e acessórios (como aparelhos multimídia, kit gás e equipamentos de adaptação para deficientes), carro reserva, assistência 24 horas e reboque (em caso de pane, acidente, troca de pneu, chaveiro ou viagem).

Por isso o seguro auto é um serviço essencial para os donos de carros. É só acionar a seguradora e em poucos minutos a assistência dará todo o suporte, e o transtorno será amenizado. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto vai acontecer.